2 de junho de 2011

Microsoft mostra recursos da próxima versão do Windows

Nem bem acabou de lançar o Windows 7, a Microsoft já estava planejando a nova versão. A empresa havia feito antes algumas revelações sobre como seria o Windows 8 mas em primeiro de junho chegaram a mostrar coisas mais concretas a esse respeito. Ao que parece, a proposta é aproximar o Windows Phone daquele voltado para desktops, de modo que a interação com o usuário seria idêntica em um e outro.

A aproximação ainda teria como objetivo preparar uma versão otimizada para tablets, disponibilizando a mesma usabilidade nas três plataformas. Apesar da pressa pra não perder o bonde, essa versão específica para tablets deverá ser entregue, na melhor das hipóteses, no começo de 2012. Mas, segundo o Citigroup, a Microsoft não está atrasada para a festa dos tablets pois há uma base muito grande de programas feitos para seu sistema operacional. Como ela está trabalhando para garantir que esses programas rodem também nos tablets, muitos dos que os usuários já estão acostumados a utilizar em seus pcs estarão automaticamente disponíveis nos dispositivos com o novo Windows.

Mesmo que seja um sistema operacional muito bem resolvido e abarrotado de recursos interesses - como parece ser o Windows Phone 7 - , somente o tempo dirá se eles estão ou não atrasados. Se demorarem muito, os usuários que hoje são fiéis a programas Windows já podem ter encontrado substitutos a altura nos sistemas de seus tablets.

O texto que vai abaixo é uma reprodução da matéria publicada pelo IDG Now! a respeito da apresentação dos recursos previstos para o Windows 8. A reportagem original pode se acessada aqui.
O Windows 8 está a caminho, e será bem diferente do Windows que conhecemos hoje. Esta foi a mensagem que a Microsoft passou na noite desta quarta-feira (01/06) durante a conferência anual D: All Things Digital, fealizada próxima a Los Angeles, EUA.

Na conferência a Microsoft apresentou uma versão preliminar do Windows 8, com uma interface radicalmente modificada. Em vez do tradicional desktop com janelas, barra de tarefas e Menu Iniciar, a interface se parece muito com a usada no Windows Phone 7, completa com "Tiles" otimizadas para uso com o toque.

A Microsoft também postou um vídeo que mostra alguns dos novos recursos. A empresa diz que a interface foi projetada não apenas para laptops e desktops, mas para tablets também. A nova interface com Tiles, "quadrados" coloridos que exibem informações e servem de atalho para aplicativos, substitui o tradicional menu iniciar e os ícones no desktop, de acordo com a empresa.

O Windows 8 irá rodar aplicativos Windows já existentes e terá suporte aos periféricos já existentes. No vídeo a Microsoft mostra aplicativos tradicionais, como o Office, rodando em uma interface desktop similar à do Windows 7, e é possível trocar entre a nova interface e o modo desktop ao toque de um botão.

O sistema também terá uma versão do navegador Internet Explorer 10 otimizada para toque, muito similar à versão do Internet Explorer utilizada no Windows Phone 7. Para facilitar o uso do sistema em Tablets a Microsoft também incluiu um teclado virtual completo, com um modo "separado" que agrupa as teclas nas laterais da tela para facilitar a digitação com os dedões.

Aplicativos desenvolvidos especialmente para o Windows 8 também serão diferentes, e usarão "o poder do HTML5, acessando recursos nativos do Windows através de JavaScript e HTML", diz a empresa. Ainda não está claro se isso significa que aplicativos para o Windows 8 serão exclusivamente baseados em HTML5, JavaScript e outras tecnologias originadas na web ou se haverá a possibilidade de usar ferramentas de desenvolvimento mais tradicionais já oferecidas pela Microsoft e outras empresas.

O que é interessante no Windows 8 é que ele é outro passo rumo à transformação dos computadores pessoais em aparelhos mais parecidos com tablets. A Apple também está deixando o Mac OS X mais similar ao iPad ao incorporar vários recursos do iOS ao Mac OS X 10.7 "Lion", embora o Windows pareça ir um passo adiante na fusão entre os tablets e os PCs.

A própria Microsoft confirma o escopo das mudanças, dizendo que o Windows 8 é "uma recriação do Windows, do processador à interface. Um PC com o Windows 8 é na verdade uma nova categoria de aparelho, que pode ir de telas pequenas sensíveis ao toque até os grandes monitores de um desktop, com ou sem um teclado e mouse".

Provavelmente haverá resistência a estas mudanças e teremos que esperar para ver como tudo funciona na prática. Mas o rumo está traçado.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.