12 de janeiro de 2010

Padrão para manter localmente dados de aplicações Web

O W3C (World Wide Web Consortium) acaba de publicar no início de Janeiro de 2010 o rascunho de um Padrão para permitir armazenar localmente e de forma estruturada dados utilizados em aplicações Web. O documento publicado define APIs para publicar e recuperar as informações como um banco de dados convencional. Assim, quando uma API que siga o padrão proposto for implementada, será possível criar aplicações para a internet quer armazenem suas informações localmente na máquina do usuário, abrindo a possibilidade desse usuário acessar mais tarde a mesma aplicação sem ser obrigatório que ele esteja conectado à internet.
Reproduzo abaixo a matéria que saiu na InfoWorld sobre o assunto:

O W3C (World Wide Web Consortium) publicou o rascunho de um conjunto de APIs com as quais aplicações Web poderão um dia armazenar dados estruturados para uso em acesso offline.

O padrão proposto, recentemente rebatizado de Indexed Database API, fornecerá uma interface para que os desenvolvedores de aplicações Web possam ter um banco de dados associado ao navegador do usuário, permitindo acesso a contéudo mesmo estando desconectado da internet, diz Philippe Le Hégaret, chefe do Web Services Coordination Group no W3C.

Tipicamente, as aplicações Web atuais, como clientes de email ou Agendas na Web, desenham os dados do usuário a partir de um banco de dados acessível pela rede. Em alguns casos, entretanto, o usuário pode querer usar a aplicação num momento em que não esteja conectado a essa rede. As aplicações Web poderão utilizar essas APIs (interfaces de programação de aplicações) para armazenar cópia dos dados no próprio navegador.

"O tratamento do banco de dados residirá diretamente no navegador," diz Le Hégaret. A API é baseada em Java Script e fornecerá os meios para que os desenvolvedores de aplicações Web armazenem os dados no navegador e possam submeter consultas para recuperá-los. O padrão proposto permitirá que você associe valores a uma chave e que você acesse esses valores através da chave", diz Le Hégaret.

Hoje, os desenvolvedores de aplicações Web criam suas próprias abordagens para armazenar dados offline. Com o novo padrão, assumindo que ele seja adotado pelos fabricantes de navegadores, o armazenamento de dados pode ser efetuado pelo navegador ao invés de ser feito por cada aplicação. "O navegador se encarregará de gerenciar o banco de dados," Le Hégaret diz.

A ideia de padronizar o armazenamento offline de dados está alinhada com o objetivo global do W3C de transformar o uso da Web de uma simples plataforma de visualização de conteúdo estático para algo capaz de hospedar aplicações mais ricas baseadas na internet. O armazenamento offline é um componente que está sendo assumido pelo grupo de trabalho para Aplicações Web do W3C, cuja meta é estabelecer um grupo de padrões que os navegadores devem adotar para facilitar o desenvolvimento de uma Web com interações mais ricas.

O padrão Indexed Database API, antes conhecido como WebSimpleDB API, não é o único conjunto de APIs que o W3C está devenvolvendo para armazenamento offline. Ao menos um outro padrão está ativamente sendo construido. "O Web Storage também pode ser usado para guardar conjuntos menores de dados offline. Entrento, ele não objetiva guardar grandes quantidades de dados", Le Hégaret diz.

O W3C vem trabalhando no rascunho de um terceiro padrão, chamado Web SQL Database, que é muito parecido com o Indexed Database API, de acordo com Le Hégaret. A diferença entre ambos é que Web SQL se restringe a armazenar dados formatados como SQL, enquanto o Indexed Database API pode trabalhar também com bancos de dados não-relacionais. Entretanto, os trabalhos com o Web SQL Database aparentemente estão em suspenso.

O grupo planeja analisar o rascunho por mais alguns meses antes de submetê-lo uma última vez para comentários. Após juntar os comentários de desenvolvedores, fabricantes de navegadores e do próprio W3C, o W3C publicará o padrão proposto como uma recomendação. Ficará, então, a critério de cada fabricante de navegador se irá ou não implementar a tecnologia em seu produto.

O Indexed Database API é "um bom candidato para implementações interoperáveis e independentes", diz Pablo Castro, uma arquiteto de software do grupo do SQL Server da Microsoft, em seu blog. "Estamos trabalhando em compreender a API, dando retornos ao grupo para Aplicações Web do W3C e criando implementações experimentais para explorar o espaço", escreveu ele.

O texto original da matéria (em inglês) pode ser encontrado neste link.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.