26 de novembro de 2009

Delphi terá em 2010 versões para Linux e Mac OS

No evento Delphi Live! 2009 foi publicado um Roadmap listando uma série de novas funcionalidades e recursos planejados para serem incluídos em versões futuras do Delphi. Alguns dos recursos já fazem parte da versão 2010, que chegou recentemente ao mercado. Outras estão sendo anunciadas para breve, como é o caso das versões para as plataformas Linux e Mac OS - planejadas para sairem em meados de 2010. Veja abaixo a notícia que foi publicada na ComputerWorld:

O programa Delphi, ferramenta para desenvolvimento de aplicações, principalmente para PCs, ganhará no próximo ano versões para Linux e Mac OS. A informação é do vice-presidente para relacionamento com desenvolvedores da Embarcadero e evangelista da tecnologia, David Intersimone. Ele esteve esta semana no Brasil reunido com cerca de 600 desenvolvedores.

Intersimone, mas conhecido por David I, e que tem um blog no site Computerworld americana, veio ao Brasil para apresentar à comunidade que trabalha com a ferramenta de desenvolvimento as inovações incorporadas ao Delphi 2010, versão que chegou recentemente ao mercado.

O programa concorre com plataformas como .Net da Microsoft, Visual Studio e Java, passou para as mãos da norte-americana Embarcadero no meio do ano passado. Na época, a companhia comprou a divisão CodeGear da Borland, unidade responsável por ferramentas multiplataforma para bancos de dados. Entre os quais estavam o Delphi.

A Embarcadero ainda não está presente no Brasil e o atendimento aos usuários de Delphi no país continua sendo realizado pelo time da antiga Borland, comprada no ano passado pela Micro Focus.

David I diz que o Brasil tem uma comunidade atuante de Delphi e acredita que o suporte da tecnologia a outros ambientes deverá dar mais flexibilidade aos que utilizam a ferramenta para desenvolver aplicações. Até então, o programa falava somente Windows. Ele estima que a versão do produto compatível com o sistema operacional de código aberto Linux e o Mac OS da Apple deverá chegar ao mercado no meio do próximo ano.

Ao comentar sobre as novidades do Delphi 2010, o especialista destacou, que além do produto já está preparado para Windows 7, vem com interfaces baseadas no recurso touch. Essa funcionalidade vai permitir aos desenvolvedores criarem mais rapidamente aplicações interativas para serem acessadas com toque na tela para rodar em celulares, PCs, terminais bancários e em outros tipos de hardware.

David I afirma que uma das vantagens do recurso touch para os desenvolvedores e que eles vão poder levar essa funcionalidade também para as aplicações já existentes.

O Roadmap que citei no começo menciona ainda um tal Projeto Commodore, que seria a possibilidade de se compilar programas Delphi nativamente para versões 64-bits do Windows. Infelizmente, o Roadmap não estipula uma data para o lançamento dessa versão. Em outra ocasião a entrega foi prometida também para o meio de 2010 mas parece que esse não é um prazo realista.

2 comentários :

Anônimo disse...

EDSON .... Ehhh viva o Delphi, e eu que um tempo atras larquei meu querido e amando Delphi pra mexer com Java, to pensando seriamente e voltar a desnvolver em Delphi, pois o Java e' sofrivel demais, a minha aplicacao SIGE atual em Java eu rodo em qualqer sistema operacional, mas mais de 99% deles rodam no Windows, eu tenho apenas 4 clientes que usam Linux, e 1 que usa o Solaris. E eu troquei meu querido delphi pq pensei que as outras platoforma iam bombar num futuro proximo(isso ja faz 6 anos), mas acho que vou aponsentar e vai continuar a mesmas coisa, e meus colegas que ainda programa em clipper andam de Hilux zera, e pensei que eles ai passar fome. Mas estou seriamente pensando em voltar a me acostumar com o Delphi pra recriar meu ERP em Delphi Windows, e se vier a opcao pra compilar pra Linux, Amem, mais uma opcao, pois eu me lembro que antes quando programava em Delphi(versao 5) um cliente chegava e pedia, queria que me criasse uma aplicativo pra fazer isso, eu ia e 2 dias tava pronto um aplicativo completo, Agora no Java, levei 4 anos pra deixar minha EPR redonda, e quando um cliente me pede um relatorio novo, ou uma alteracao, tremo as pernas, e ja aviso logo SO MES QUE VEM pra ficar pronto..... Abracos a todos !!

Anônimo disse...

boa noite estav eu começando em c++ nao me adptei segi em java todos me diziam que vai bombar isso a 3 anos atraz desisti enao aprendi nada e encontrei ponto fraco em java por isso parei tentei trabalhar orientação aobjetos mobile phone ,nada esse lance d eponto jar e ponto jad ,,... comecei em delphi nao encontri nada em prientação phone mobile passou tempo voltei a tentar pois muitos diziam que delhpi é passado pois eu dizia que delphi é linguagem parent do c++ e que java é so pagina faz 5 mese que começei a estudar delphi novamnente nunca tard epara aprender co esperança em desnvolver paar mobile phone com ele olha hoje o oov delphi me colocou para cima aumneotu minhas esperanças d etrabaçhar eu digo de boca cheia que delphi sim é a linguagem do futuro vou misturar delphi e RTOS vamos ver o que dar sei d euma coisa o que me disseram foi fraqueza o memso que encontrei em java rsrsrsrsrsrs mais com risos digo vamos que vamos desnvoler para mac e linux viva o Delphi viva agora java vai ser coisa do passado só falat agora sair sdks para plataforma consoles e mobile phone kkkkkkk concerteza eu estarei feito andando de hilux kkkkkkkk

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.