14 de setembro de 2009

Trabalhando com imagens de CDs e DVDs

Se você tem algum CD ou DVD de software, você provavelmente já se perguntou o que é que vai fazer no caso de acontecer algum problema com ele. Ele pode se riscar, se desgastar ou você pode simplesmente perdê-lo.

Claro que é sempre possível - e recomendável - "queimar" uma cópia dele numa outra mídia e usá-la para evitar que problemas ocorram com a mídia original. Mas há uma solução muito mais elegante : um software chamado Daemon-Tools.

O objetivo primário do Daemon-Tools é simular a existência de um leitor de CD ou DVD, permitindo que você use um leitor virtual de discos. O funcionamento básico é o seguinte : você cria uma imagem da midia (CD/DVD/Blue Ray) no seu disco rígido e comanda o Daemon-Tools para que ele abra no leitor virtual a imagem criada, numa operação que ele chama de "montagem". A imagem da mídia nada mais é que um arquivo para onde o conteúdo do disco original foi transferido e que é organizado num formato conhecido. Este arquivo usualmente tem a extensão ISO mas o Daemon Tools é capaz de "montar" imagens em diversos formatos, incluindo alguns proprietários : ISO, CUE, MDS, NRG, CCD, CDI, etc.

O programa não tem interface visual, aparecendo apenas como um ícone na barra do Windows. É a partir desse ícone que se configura e se opera o programa, ajustando a quantidade de leitores virtuais que estarão ativos e permitindo montar os discos. Do ponto de vista do usuário do Windows, o leitor virtual de discos é exibido no Windows Explorer da mesma maneira que os leitores reais, de forma que é impossível distinguir entre uns e outros.

As vantagens de se usar apenas a imagem do disco no lugar da mídia original são inúmeras. Além da óbvia citada no primeiro parágrafo - fazer cópia de segurança da mídia original - você evita o desgaste natural decorrente do uso constante; pode utilizar o CD/DVD/Blue Ray num computador que não possua leitor físico para esses tipos de mídia (redução de custos) além do fato de que a execução a partir do disco rígido é mais rápida do que executar diretamente do CD. E você não precisa manipular a mídia física, o que é mais prático e minimiza o risco de perdê-la.

Há duas versões da ferramenta. Uma, gratuita e voltada ao uso não-comercial, permite a montagem de até 4 discos virtuais simultaneamente, sendo que a quantidade de leitores que estarão de fato disponíveis é determinada pelo usuário. Essa versão não permite criar as imagens de discos. Para isso, é preciso ter outro programa, como por exemplo, o Nero - que costuma vir com gravadores de CD/DVD - ou o ISO Recorder, que é gratuito.

A versão professional é paga mas também permite que você crie imagens de CDs, DVDs e até Blue-Rays que estejam inseridos em leitores físicos do seu computador. Nesta versão é permitido operar até 32 discos simultaneamente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.