18 de setembro de 2009

Desenvolvimento de Aplicações Flash estendida a desenvolvedores HTML

Em julho eu escrevi um post comentando a proximidade do lançamento do padrão HTML 5, a briga para definir o codec de áudio e o de vídeo e a perspectiva de que o novo padrão pudesse por fim ao desenvolvimento de aplicações Flash e Silverlight, como especialistas vêm divulgando.

Vi uma notícia essa semana no site da InfoWorld de que a Adobe vem se mexendo para não perder terreno por conta do novo padrão. Eles estão lançando um novo produto que mira nos desenvolvedores que já conhecem HTML para que eles possam usar esse conhecimento na construção de aplicações Flash. A ideia do produto, chamado Fluid HTML, é simples mas eficaz para quem já conhece HTML. Ele permite que se crie um site ou uma aplicação em Flash usando o conceito de tags, como no HTML.

Reproduzo abaixo uma tradução da notícia, cuja versão original em inglês pode ser lida neste link.

Programadores de computador serão capazes de usar suas habilidades de desenvolvimento em HTML para construir aplicações baseadas na tecnologia Flash da Adobe, que por sua vez permite criar aplicações de internet ricas (RIA - Rich Internet Applications). Esse aproveitamento se dará através de uma nova tecnologia, o FHTML.

Lançado esta semana, o produto FluidHTML da Adobe funciona como uma linguagem parecida com o HTML tradicional - um texto com marcações, as tags - e permitirá a criação de Web sites e aplicações em Flash, disse na terça-feira Michael Collette, CEO da FHTML. As aplicações são renderizadas na tela pelo plug-in do Flash, diz ele.

"É relativamente simples ampliar suas habilidades", diz Collette. De acordo com o site do FHTML, qualquer um consegue construir "web sites altamente animados, anúncios, tocadores de áudio/vídeo e animações 3D rapidamente e com facilidade."

O FluidHTML serve como uma alternativa à linguagem Flex da Adobe mas, ao contrário do Flex, as aplicações com o FluidHTML não são compiladas. Ao invés disso, um interpretador em tempo real é usado, o que é uma vantagem quando se produz conteúdo no qual se queria permitir pesquisa, diz Collette. Deep-linking também é permitido. Isto permite que se vincule um catálogo a um determinado banner com propaganda, por exemplo.

O plano de negócios do FHTML pretende habilitar o desenvolvimento gratuito de aplicações, com uma taxa a ser cobrada apenas na entrega da aplicação construída. A tecnologia entra numa fase de teste limitada no mês que vem, com disponibilidade geral planejada para acontecer em Dezembro.

Os preços para a entrega de aplicações varia entre $99 (pequenos sites) e $499 (para sites com até 50.000 visitas por mês). Um preço por empresa também será oferecido.


Mais Informações
Mais sobre o HTML 5, Fluid HTML

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.