18 de agosto de 2009

PowerBuilder pronto para a plataforma .Net

A Sybase está despendendo um bom esforço para implementar a plataforma .Net como um dos alvos no IDE do PowerBuilder. Um dos argumentos de venda da ferramenta é justamente permitir que se evolua a plataforma em que seus programas podem executar com pouco ou nenhum esforço. Para os desenvolvedores de software que usam PowerBuilder, é otimo - certamente vai poupar muito trabalho de migração. Reproduzo abaixo alguns trechos traduzidos a partir da matéria publicada na InfoWorld. A página com a matéria original pode ser acessada aqui.

Após vários anos de trabalho, a Sybase está pronta para entregar o último passo no plano de mover o PowerBuilder na direção do modelo de programação da plataforma .Net.

A empresa disponibilizará na terça-feira (18/08) uma versão beta do PowerBuilder 12, que incluirá 2 IDE's e uma ferramenta para migrar aplicações Win32 para a plataforma .Net. O PowerBuilder 12 representa a última de 4 etapas de um plano iniciado em 2002 para trazer os recursos do .Net para os que desenvolvem com a ferramenta. O programa de beta é aberto a qualquer um que queira participar; a versão final está prometida para a primeira metade de 2010.

A tecnologia DataWindow foi reescrita para oferecer suporte nativo à biblioteca gráfica da Microsoft WPF (Windows Presentation Foundation) e permitir a construção de aplicações .NET com código gerenciado. Também suportará Windows 7 quando este sistema for liberado, ainda este ano.

"[O PowerBuilder] simplifica o desenvolvimento e a joia da coroa é o componente chamado DataWindow, que permite acesso a dados, filtragem, ordenação e outros recursos afins", diz Sue Dunnell, Gerente de Produtos da Sybase. "Com o DataWindow, os programadores precisam escrever apenas 5 linhas de código para executar uma tarefa que pode requerer 300 linhas em C++ ou C#, diz ela".

Os IDE's incluídos na ferramenta são o chamado "Classic" para desenvolvimento de aplicações Win32 e o IDE.NET para desenvolvimento de aplicações WPF, este último montado sobre o shell do Microsoft Visual Studio. O WPF é um componente chave no .NET e ter uma ferramenta de conversão para levar código Win32 para o .NET Framework elimina a dor de uma migração cara, de acordo com um representante da Sybase.

Os programadores poderão construir aplicações Win32 e migrar o código para as tecnologias Windows Forms, WebForms, ASP.Net e WPF. Ou poderão criar aplicações WPF baseadas em código gerenciado .NET, o que trará benefícios como o uso do "sandbox" para implementar segurança. Além disso, poderá utilizar plug-ins do ecossistema do Visual Studio e componentes de terceiros. O acesso a dados é possível com virtualmente qualquer sistema de gerenciamento de dados, diz a Sybase.

"O que estamos entregando é o que desenvolvedores PowerBuilder já estão acostumados e, pararelamente, montamos um ambiente compreensivo para construção de aplicações .NET," diz Dunnell. A versão 12 permitirá aos desenvolvedores misturar os programas que eles já têm com .NET e evoluir para uma aplicação .NET pura.

Outros recursos incluem herança visual para janelas WPF e objetos do usuário, permitindo a criação de heranças de janelas ou controles. A ferramenta também oferece o recurso de arrastar-e-soltar para componentes visuais e acesso a propriedades, métodos e componentes nas janelas WPF.

A Sybase teve que alterar os planos com o .NET para poder incorporar as tecnologias WPF, Windows Communication Foundation e o Silverlight (para aplicações ricas via internet). "A Fase 4 era apenas para tornar a construção de aplicações .NET natural no PowerBuilder mas a Microsoft foi adiante e realmente mudou o significado do .NET," diz Dunnell.

"Para acomodar as mudanças do .NET, a Sybase liberou o PowerBuilder 11.5 no ano passado, oferecendo desenvolvimento cliente-servidor. Precisamos de um ano a mais para incorporar o WPF", acrescenta ela.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.