17 de abril de 2009

Aplicações Delphi e C++ Builder 64 bits

A esmagadora maioria do código que compõe o ERP da ABC71 é hoje desenvolvido com o C++ Builder - que era da Borland/Codegear mas hoje é parte da solução para desenvolvimento da Embarcadero. Com o lançamento de versões 64 bits do Windows (principalmente o Vista), tornou-se mais comum procurar software desenvolvido especificamente para essa plataforma.

Software desenvolvido para Win32 não funciona no Win64 ? Funciona ... É um ambiente emulado, isto é, não é nativo, mas funciona. Não usa todo o poder da máquina 64bits, mas funciona. Entretanto, o Cliente comprou um hardware 64bits e fica um pouco frustrado se o software não faz uso pleno desse hardware...

Por essa razão, venho acompanhando há algum tempo os "roadmaps" para Delphi/C++Builder para ver quando é que será liberada uma versão para desenvolvimento de aplicações 64bits. Eles tinham prometido para 2007 ou 2008 mas parece que houve uma reviravolta nos planos e eles decidiram mexer mais embaixo para tornar comum a geração de código de máquina do Delphi e do C++.

Nas palavras de Nick Hodges, da Embarcadero :
" O jeito certo de fazer isso [o back end do compilador gerar código 64 bits] seria reescrever o back end. E, se você vai escrever um novo back end, o jeito certo seria escrever um único back end para ser usado tanto pelo Delphi quanto pelo C++Builder. E, se você vai manter um único back end, você irá querer um back end projetado de tal maneira que seja mais flexível quanto a arquitetura a qual ele se destina."

Com isso, o trabalho acabou ficando muito maior do que aquele planejado inicialmente. Eles estão trabalhando agora com o prazo de meados de 2010 para ter uma versão completa do compilador integrado ao ambiente de desenvolvimento.

O artigo de Nick Hodges fala sobre o futuro do compilador Delphi e é bastante interessante. A versão completa (em inglês) pode ser encontrada aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

OBS: Os comentários enviados a este Blog são submetidos a moderação. Por isso, eles serão publicados somente após aprovação.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.